notícias - informe

IBDD cria atendimento aos surdos pela internet com intérprete em Libras

Rio, 31 de agosto de 2011

O caminho entre as pessoas com deficiência auditiva e as informações úteis sobre seus direitos está mais curto desde a semana passada. O IBDD criou um atendimento virtual para surdos através do Skype e do Oovoo com intérprete de Libras.

A iniciativa tem sido um sucesso. Cerca de dez pessoas surdas, em média, procuram o IBDD todos os dias para tirar dúvidas, pedir informações sobre como obter o vale social para os transportes públicos, se cadastrar no banco de currículos do Instituto para se habilitar a emprego ou reclamar sobre questões de direitos.

A idéia de criar uma comunicação acessível para os surdos nasceu em decorrência do processo de melhoria no sistema de atendimento do IBDD para as pessoas com deficiência. A maioria das pessoas com deficiência dispõe de vários canais de comunicação para falar com o Instituto: por email, telefone ou visita pessoal à nossa sede no Rio. Mas faltava um canal facilitador para os surdos.   

A divulgação do novo serviço foi feita através de um mailing do IBDD com mais de 3.800 nomes de pessoas com deficiência auditiva. A resposta foi imediata e de todo o Brasil, para alegria e satisfação da intérprete de Libras, Gláucia Gonçalves, uma entusiasta da luta dos surdos, atuando na área de Defesa de Direitos do IBDD. “Isso mostra como é simples e viável realizar acessibilidade no mundo de hoje”, diz Teresa Costa d’Amaral, superintendente do IBDD.  O atendimento é feito de 2ª à 6ª feira de 9 às 13hs e de 14 às 18 hs no endereço ibddatendimentosurdo no Skype e no Oovoo.

atendimento a surdos
 
voltar
 
 
telefone (021) 992280471                Rua Marques de Abrantes 170 sala 901, Flamengo            Rio de Janeiro,Brasil
PARCERIAS ASHOKA AVINA
Barra de Acessibilidade